Síntese conjuntiva de consumo
Em seu uso legítimo, nômade e plurívoco, “trata-se de relações de
intensidade através das quais o sujeito passa para o corpo sem órgãos, e faz
transformações, altos e baixos, migrações e deslocamentos (...)”, intensidades
e devires animadas pela energia voluptuosa, do prazer e do gozo.
“Dir-se-ia, assim,
que, nessas transformações, passagens e migrações intensas, nessa grande deriva
que percorre o tempo nos dois sentidos, tudo se mistura.” É tudo de que a
psicanálise não pôde dar conta.
Quando o delírio se instala, não se delira sobre figuras parentais.
Esta é um das teses do Anti-Édipo; delira-se sobre países, raças,
famílias, nomes familiares, nomes divinos, nomes históricos, geográficos e até mesmo
pequenos acontecimentos. Não é a loucura, mas é um tipo de loucura, separam-se
a paranoia e o delírio da potência paranoica e delirante.
Há dois tipos de
delirantes: de certa forma, em suas relações com Deus, Schreber tem todos os
sentidos de uma paranoia. Porém, em outros momentos, “ele não é louco, dado
que permanece capaz de gerir sabiamente
sua fortuna e de distinguir os círculos”.[1]
Esse é um dos tipos de paranoia delirante, “no outro polo, existem
aqueles que não parecem absolutamente loucos, mas que o
são, como demonstram
suas ações súbitas, querelas, incêndios, assassinatos”.[2]
A síntese conjuntiva em seu uso devido prepara o caminho para o
primeiro sentido, que é percorrido por afetos e devires, um sinto que “me torno
Deus, me torno mulher [...], fui Joana d’Arc e [...] sou Heliogabalo, e o
Grande Mongol, um Chinês, um pele-vermelha, um Templário [...] fui o meu pai e
[...] fui o meu filho”.
Tudo que se criou para tentar manter sob controle é
sugado para o fundo do universo incorporal: é quando o filho ameaça dizer: não
sou o que vocês desejavam que eu fosse, nem não sou o que pensam que eu seja.
Não sou isso, nem aquilo; sou isso e aquilo, e aquilo outro. “Mas, se tudo se
mistura assim, e em intensidade, na confusão de espaços e formas, visto que
estes são desfeitos em proveito de uma ordem, a ordem intensa, intensiva.”[3]
O real é isso, e tudo que se pode dizer de uma máquina de guerra não é
o bastante. A máquina celibatária é a máquina de guerra nômade, ela se encontra
no centro de tudo, da máquina do desejo e da máquina celibatária do eterno
retorno.
A ilusão de o sujeito ser o centro não passa de mais um fantasma. “O
próprio sujeito não está no centro, ocupado pela máquina, mas nos contornos,
sem identidade fixa, sempre descentrado, concluído nos estados pelos quais passa.”[4]
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