Liberdade

A liberdade é uma questão filosófica? É uma condição psicológica? Ou, seria de algum modo religiosa? Ou as três condições se somam? 

Parece que  a liberdade é mais do que abolir as pressões externas que oprimem o homem. 

A história parece demonstrar que as condições humanas de existência é de uma relação de dominadores e dominados, de senhores e de escravos (Hegel) e que a liberdade seria sempre algo condicionado a essa lógica. 

Sempre que os escravos e servos lutam pela liberdade e a conquistam, fazem dos antigos senhores, seus escravos e tudo permanece sob a lógica anterior. 

La Boétie questionou no século XVII, "Por que milhares se submetem a um?". 

Espinosa, muito próximo desse autor, também se pergunta: "Por que os homens lutam pela servidão como se fosse pela liberdade?". 

Nos dois autores - filósofos - parece haver muito mais além da crença comum da servidão involuntária. Os dois pensadores estão afirmando da vontade de "servir" voluntariamente - em Espinosa, o homem chega até mesmo no limite de lutar para ser subserviente.

Ps. continuaremos. 

Comentários

  1. Seus textos e/ou reflexões são sempre mais que interessantes...considero-os seminais.Infelizmente tenho pouco tempo para comentá-los, embora irretocáveis, na minha modesta conceituação. À guisa de contribuição, o nome do libertário filósofo francês... Étienne de La Boétie, saiu com erro de digitação. Sou admirador do seu evidente talento.
    Marcos Lucio
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  2. Certamente há de haver mais erros por aí. Me ajudem!
    Grato Clécio Branco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sabiá

AS MÁQUINAS DE GUERRA CONTRA OS APARELHOS DE CAPTURA DO ESTADO

Máquina burocrática