Heresias de domingo

O devir da história mostra um animal que evolui em dois sentidos que se opõem. Não é só a contradição do capitalismo que se inclui nesses sentidos opostos. Me parece que o capitalismo seja uma das faces.
 
O animal humano evolui em tudo que se apropria - materialmente, tecnológicamente, intelectualmente e espiritualmente.
 
Não devemos concluir o "espiritualmente" como se faz na fé e nas igrejas. O Homem adquire espírito que maquina espiritualmente antes concretizar suas ações.
 
Nesse sentido, o devir da história aponta para uma evolução que assusta. Na altura do estágio evolutivo que nos encontramos, o homem se identifica com o carater do personagem da ficção Senhor dos Aneis - Smigol - não existe uma evolução ascendente em todos os níveis. O homem é homem por dentro e bicho por fora. Sendo que o bicho ficou perverso sob a influência da humanidade interiorizada.
 
O animal que evolui se torna capaz de criar o mal radical - aumenta a miséria humana no planeta quando nunca houve tanta riqueza material. Permite que países miseravelmente pauperizados tenham epidemias, quando nunca se alcançou tanta eficiência em tecnologia médica. Nós somos um animal estranho. Evoluímos estranhamente contra a nossa própria raça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabiá

AS MÁQUINAS DE GUERRA CONTRA OS APARELHOS DE CAPTURA DO ESTADO

Máquina burocrática