Perspectiva


Olhando a Terra pela perspectiva do espaço, nas fotografias da NASA, não vemos fronteiras, nem raças, nem hierarquias, nem o poder com seus "tronos".

 

Não vemos credos religiosos com a luta pela posse do Deus verdadeiro. Só vemos a Terra com seus gases, os mares distantes e as tonalidades impostas pela luz do sol.

 

Mas entrando nela, se percebe toda arrogância humana e suas ficções de superioridade: religião verdadeira,  raça superior, Deus verdadeiro, a melhor das verdades, a nação mais desenvolvida, o homem mais rico, a mulher mais bonita, os dogmas, a vaidade.

 

 Olhando a Terra de fora dela mesma é que percebemos a infantilidade da raça humana. Pequena, finita de uma brevidade estupida, desamparada, alienada do resto do universo e alienada de si mesma.

 

 O homem inventou um mundo dentro de uma caverna para dar sentido a sua existência. Um ser lançado! Não pediu para nascer e nada pode fazer para evitar morrer.

Comentários

  1. Voltando ao filme: Neo, diante das duas pílulas, escolhe aquela que o leva a um mundo terrível, mas absolutamente real. A escolha que faz "cair o véu" será sempre assim amarga como a pílula tomada por Neo? Tomar consciência, por exemplo, de que estamos presos a uma esfera que despenca na imensidão - não trará isso inevitável angústia?
    Creio numa angústia produtiva e acho que as lentes da NASA e a própria NASA foram criadas por ela.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. NIILISMO

    VIR À LUZ
    VER A LUZ
    VIVER À LUZ

    DEPOIS MORRER
    COMO SE NADA HOUVERA
    NESTE HAVER-SE ACONTECIDO

    ResponderExcluir
  3. E nossa geração quer acabar com a angústia com pílulas...grato Sergio pelos seus profundos comentários e pelas belas poesias.

    ResponderExcluir
  4. Olhando lá de fora, todas as vidas se igualam, tudo que se move se encontra rastejando como verme em busca de algo que lhe mantenha vivo uns minutos a mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sabiá

AS MÁQUINAS DE GUERRA CONTRA OS APARELHOS DE CAPTURA DO ESTADO

Máquina burocrática